Energia Eólica ou Energia Solar?

Existe um grande debate entre os ambientalistas e cientistas para saber qual o recurso energético em que a humanidade deve desenvolver primeiro. Vários estudo ao qual o comum dos mortais não tem acesso apontam para uma aposta na Energia Eólica como sendo a mais rentável. Vamos tentar perceber porque.

O aproveitamento da Energia Solar poder ser feito através de várias maneiras. A maneiras mais prática e simples de conseguirmos obter energia solar é através de células foto voltaicas ou de células solares. Neste caso o que acontece é que o sol ao “bater” numa superfície foto voltaica vai gerar eletrons que depois são canalizados para gerar energia.

A Energia Eólica utiliza uma hélice e um sistema que tem no eixo um íman envolto por uma bobina de fio. Como o vento gira a hélice e o íman no interior, os eléctron no fio são obrigados a circular ao longo do fio produzindo uma corrente eléctrica.

energia Energia Eólica ou Energia Solar?

Ambas as formas são bastante simples, mas as complexidades agora residem nos custos de produção dos equipamentos necessários especialmente os mecanismos que irão maximizar a potência. Quando os custos de produção de células foto voltaicas e turbinas eólicas são comparadas, o último é muito mais barato para produzir. Embora, os fabricantes de células foto voltaicas salientem que quando a procurar aumentar o custo de produção poderá baixar. Portanto, será uma questão de tempo até os preços das células foto voltaicas ficarem a um preço acessível.

Outros problemas incluem a logística da colocação do equipamento. Um painel solar requer um grande espaço e a sua localização no globo  irá afectar a quantidade de luz solar que você recebe e, consequentemente, a quantidade de energia que produz. Quanto mais longo do equador estiver, menos quantidade de luz solar que você pode aproveitar. Além disso, na média, as células foto voltaicas têm uma taxa de 15-20% de eficiência.

O problema com a energia eólica, por outro lado é que nem todas as áreas terão ventos favoráveis para uma turbina. E se você encontrar um lugar onde os ventos são fortes as turbinas podem ser maximizados.

De facto temos de concordar que a energia eólica é a mais rentável. No entanto, ambas as energias irão desempenhar um grande papel no nosso futuro.

É, pois, na minha humilde opinião de que ambos devem desenvolver as suas tecnologias em simultâneo pois cada uma tem as suas vantagens e desvantagens e cada uma pode ser devidamente utilizados para áreas específicas.

4 thoughts on “Energia Eólica ou Energia Solar?

  1. Carlos De Azevedo on

    A meu entender e devido á experiencia no ramo das turbinas eólicas. É uma mais valia e muito bom para Cabo Verde.
    Para um futuro com uma energia mais em conta e que irá dar melhor qualidade de vida, ao meu povo caboverdiano.
    Força com essas energias positivas

  2. jose camilo pina on

    deve´se lembrar sempre que para podermos decidir qual das fontes de energias renovaveis usar ademos primeiro, devemos fazer o estudo de viabilide; Técnica economica e financeira.

  3. valdecir on

    farei um trabalho escolar sobre a energia voltaica.acho muito interessante alem de ser uma energia limpa.devo apresentar a teoria e tb um prototipo pois é trab. de conclusao de curso.sera que posso obter mais informações sobre o assunto?obrigado

Deixar uma resposta