Energia Eólica em Portugal

O aproveitamento e uso da energia eólica em Portugal começou a meio dos anos 80, com a construção do primeiro parque eólico em Portugal na Madeira. Com o passar dos anos a quantidade de parques e energia produzida foi aumentando, completando em 2009 uma potência instalada de 3430MW distribuída pró 191 parques com um total de 1826 aero-geradores.

A energia eólica consiste no aproveitamento da energia cinética presente no vento para produzir energia mecânica (a rotação das pás) que posteriormente será transformada em energia eléctrica através de um gerador eléctrico. Este tipo de aproveitamento é utilizado à milhares de anos, como por exemplo para impulsionar meios de transporte (barcos à vela), bombear água ou até permitir o funcionamento de actividades industriais (como era o caso dos moinhos, que ainda hoje se podem ver em muitas aldeias/cidades do país).

energia eolica portugal Energia Eólica em Portugal

Como a maior parte das fontes de energia renovável, esta depende de várias coisas, inclusive da rotação da terra, a forma e cobertura da superfície terrestre e os planos de água (que influenciam o regime dos ventos).

Actualmente a energia eólica é cada vez mais utilizada para produzir electricidade, seja em lugares isolados para uma utilização local descentralizada, ou até em grandes “parques eólicos” constituídos por vários aero-geradores ligados a rede eléctrica distribuídos por todo o país.

Vantagens da utilização de energia eólica

A energia eólica produz electricidade a um custo conhecido, que não depende das variações futuras do preço dos hidrocarbonetos.
O funcionamento de uma turbina eólica não produz nem emissões tóxicas ou poluentes nem lixo e permite a continuação de actividades (por exemplo agrícolas) no terreno envolvente.

Desvantagens da utilização de energia eólica

A maior desvantagem da utilização de energia eólica é lógica, sem vento, não há energia, logo é a dependência do clima e do vento produzido.
Existe também a questão visual que nem sempre é bem vista pelos transeuntes da cidade ou local.

Como é visível existe tanto vantagens como desvantagens, no entanto é preciso realçar a importância (e impacto) que isso tem na economia e no tratamento do planeta.

MAIS ARTIGOS

Fatal error: Call to undefined function similar_posts() in /home/comopoup/public_html/maisenergias.com/wp-content/themes/maisenergias/single.php on line 45