Energia Cinética

A energia cinética está inteiramente ligada à movimentação de corpos (seja a partir do repouso ou de uma velocidade inicial diferente de zero), isto é, dá uma determinada energia de um corpo que se encontra em movimento.
Este valor é dado pela multiplicação da massa do corpo em causa, pela velocidade do mesmo ao quadrado, dividindo o valor por dois. Assim, se a velocidade do corpo em causa seja igual a zero, a energia cinética do corpo é igualmente nula, mostrando assim que o corpo está em repouso absoluto. Por isso, quanto mais elevada seja o valor da massa do corpo ou da sua velocidade em questão, maior será a sua energia cinética.

De uma forma geral, a energia cinética é extremamente semelhante à energia potencial, já que quanto mais elevada for a velocidade a que o objecto se está a mover e mais elevado seja o seu peso, maior será a sua energia cinética. Assim, a energia cinética aumenta com a velocidade ao contrário, isto é, se o objecto estiver a mover-se duas vezes mais rápido, a energia cinética do mesmo é quatro vezes maior (já que o valor da velocidade do mesmo está elevado ao quadrado).

a energia cinetica Energia Cinética

Assim, a energia cinética de um objecto é muito maior se este passar de 0km/h aos 32km/h do que se este passar dos 64km/h aos 96km/h, porém existem outros factores que podem influenciar este valor, tais como o arrasto aerodinâmico, entre outros. Este valor é ainda independente da direção da velocidade do objecto, já que a sua fórmula apenas contempla o módulo da mesma e não a sua direção (como é o caso de outras energias).

Esta energia está ainda ligada ao “trabalho”, pois tendo em conta que o valor varia consoante a massa do objecto, significa que dois objetos com a mesma velocidade mas com pesos diferentes, possuem um trabalho realizado diferente (ou seja, energia cinética) para se movimentar.

Deixar uma resposta